Coleção ICEB (Iniciação Científica na Educação Básica)

Sinopse:

A Coleção ICEB reúne 15 volumes com relatos de experiência com resultados de pesquisa produzidas em escolas estaduais mineiras. Os textos foram escritos por estudantes e professores no âmbito do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB) — iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) — e organizados editorialmente para divulgação pública pela Editora Unimontes.

A coleção nasce, portanto, dos projetos desenvolvidos nas escolas (ICEB/SEE-MG) e ganha forma de livros por meio do trabalho editorial da Unimontes. O ICEB, enquanto Programa, estrutura-se em eixos temáticos próprios (NUPEAAS e TIC) e fomenta o ensino por investigação. A coleção apresenta ao público os resultados dessas investigações em linguagem acessível, valorizando a curiosidade científica, o protagonismo estudantil e a transformação social nos territórios.

A Coleção ICEB mostra como a pesquisa escolar mobiliza diversidade cultural, sustentabilidade, ciência e tecnologia, direitos humanos, cidadania e saúde, entre outros temas, sempre vinculados às realidades locais das comunidades escolares. É, ao mesmo tempo, registro e convite: registra o que as escolas produziram e convida novas comunidades a investigar, refletir e transformar seus próprios contextos.

Edição

Ano: 2025

Volumes: 15 volumes

Editora: Unimontes

Volume 1: Africanidades confluentes na Educação Básica

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, Africanidades Confluentes na Educação Básica, os relatos exploram a história afro-brasileira no território mineiro por meio de experiências que discutem negritude, racismo, cultura e identidade nas comunidades quilombolas, ressaltando o papel da escola e de seus sujeitos na construção de uma visão crítica.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-65-83446-04-6

Edição

Ano: 2025

Páginas: 265

Editora: Unimontes

Volume 2: Cultura, Ancestralidade e tradições rurais e urbanas nas vivências de estudantes da Educação Básica

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, os relatos tratam de temas que ilustram a diversidade cultural, com trabalhos que analisam festas e celebrações religiosas de Minas Gerais, ancestralidades a partir de artes, danças e narrativas tradicionais, memória e territorialidade das comunidades quilombolas entre diversos outros tópicos.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-65-83446-01-5

Edição

Ano: 2025

Páginas: 285

Editora: Unimontes

Volume 3: História e memória: o que as cidades têm a dizer sobre nós

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, História e memória: o que as cidades têm a dizer sobre nós, os relatos exploram histórias locais, personalidades, escolas, personagens e tradições de diferentes regiões mineiras. As experiências valorizam a memória coletiva e o patrimônio cultural, com destaque para o papel da escola na preservação da história e das identidades locais.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-85-7739-728-0

Edição

Ano: 2025

Páginas: 297

Editora: Unimontes

Volume 4: As Minas são muitas: memória, patrimônio e cultura

SinopseEste livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, As Minas são muitas: memória, patrimônio e cultura, os relatos destacam experiências de estudantes que investigaram memórias locais, manifestações culturais e bens patrimoniais materiais e imateriais, bem como festejos religiosos tradicionais, além de teatro, artes visuais e tecnologias no espaço escolar. As pesquisas revelam múltiplas Minas, onde tradições, identidades e histórias se entrelaçam, fortalecendo o papel da escola na valorização da cultura e da memória coletiva.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-85-7739-731-0

Edição

Ano: 2025

Páginas: 296

Editora: Unimontes

Volume 5: Educação financeira, economias locais e mercado de trabalho: experiências da Educação Básica para a transformação social

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, Educação financeira, economias locais e mercado de trabalho: experiências da Educação Básica para a transformação social, os relatos abordam práticas educativas voltadas à educação financeira, ao empreendedorismo e ao mundo do trabalho, explorando os contextos históricos e as condições sociais a que essas realidades se vinculam. As experiências revelam como a escola pode contribuir para a autonomia dos estudantes e o fortalecimento das economias locais.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-85-7739-728-0

Edição

Ano: 2025

Páginas: 245

Editora: Unimontes

Volume 6: Política e cidadania: vozes, experiências e reflexões das juventudes da Educação Básica mineira

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, Política e cidadania: vozes, experiências e reflexões das juventudes da Educação Básica mineira, os relatos abordam temas como participação política, ética, democracia, direitos sociais e desafios educacionais, entre estes o lugar da internet na escola e a evasão escolar. As experiências mostram como a iniciação científica pode ampliar a consciência cidadã e fortalecer a atuação crítica dos jovens na sociedade.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-85-7739-721-1

Edição

Ano: 2025

Páginas: 315

Editora: Unimontes

Volume 7: Catalisando pesquisas em direitos humanos e juventudes sob olhares de estudantes da Educação Básica

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, Catalisando pesquisas em direitos humanos e juventudes sob olhares de estudantes da Educação Básica, os relatos abordam temas como desigualdade social, evasão escolar, saúde mental, protagonismo juvenil e os impactos da pandemia, com estudos e reflexões que estabelecem uma inter-relação entre direitos humanos e vivências da juventude. As experiências demonstram o engajamento das juventudes na defesa dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais justa.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-85-7739-737-2

Edição

Ano: 2025

Páginas: 285

Editora: Unimontes

Volume 8: Um convite para o diálogo: olhares de estudantes-pesquisadores sobre a diversidade

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, Um convite para o diálogo: olhares de estudantes-pesquisadores sobre a diversidade, os relatos discutem como a educação pode ser um espaço de inclusão, empoderamento, respeito à diversidade e transformação social.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-65-83446-11-4

Edição

Ano: 2025

Páginas: 241

Editora: Unimontes

Volume 9: Vamos falar sobre saúde? Um olhar a partir de pesquisadores estudantes da Educação Básica

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, reúnem-se relatos que discutem os impactos da pandemia de Covid-19, os saberes científicos e tradicionais no cuidado da saúde, aspectos da saúde mental e das relações entre a sociedade e saúde pública.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-65-83446-09-1

Edição

Ano: 2025

Páginas: 213

Editora: Unimontes

Volume 10: Ciência e tecnologia da escola para a vida: caminhos da inovação e criatividade na Educação

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, Ciência e tecnologia da escola para a vida: caminhos da inovação e criatividade na Educação, os relatos apresentam experiências com tecnologias digitais, gamificação e cultura maker, evidenciando as mudanças na nossa forma de aprender e interagir na contemporaneidade. As pesquisas mostram como a ciência e a tecnologia, integradas à criatividade dos estudantes, podem transformar o ambiente escolar e fortalecer aprendizagens significativas.

Área: Ciências Exatas

ISBN: 978-85-7739-723-5

Edição

Ano: 2025

Páginas: 289

Editora: Unimontes

Volume 11: Da escola para a vida: ciência e tecnologia em prol das comunidades e da sustentabilidade

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, Da escola para a vida: ciência e tecnologia em prol das comunidades e da sustentabilidade, os relatos abordam temas do cotidiano escolar e comunitário como ciência e ética, tecnologias, saúde, meio ambiente, alimentação e práticas pedagógicas. As experiências mostram como a pesquisa científica, por meio de metodologias ativas, recursos didáticos alternativos e letramento científico, pode tornar a aprendizagem mais significativa e fortalecer o vínculo entre escola e comunidade.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-85-7739-724-2

Edição

Ano: 2025

Páginas: 253

Editora: Unimontes

Volume 12: Educação ambiental e mudança social: o enfrentamento à degradação do meio ambiente nas comunidades escolares de minas gerais

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, A educação ambiental como ferramenta de enfrentamento a degradação do meio ambiente nas comunidades escolares de Minas Gerais, os relatos são voltados às ações de sensibilização e preservação ambiental, envolvendo temas como sustentabilidade, biologia da conservação, agricultura sustentável, preservação e recuperação de áreas degradadas, entre outros temas.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-65-83446-07-7

Edição

Ano: 2025

Páginas: 233

Editora: Unimontes

Volume 13: Gotas de mudança: um compromisso das escolas mineiras com o futuro hídrico

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, Gotas de mudança: um compromisso das escolas mineiras com o futuro hídrico, os relatos tratam de ações ambientais desenvolvidas nas escolas e comunidades, como hortas, coleta seletiva, reciclagem e educação ecológica, a partir da discussão de temas ligados à preservação ambiental, à gestão dos recursos hídricos e energias renováveis. As pesquisas revelam o compromisso das juventudes com práticas sustentáveis e a construção de uma cidadania ambiental transformadora.

 

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-85-7739-729-7

Edição

Ano: 2025

Páginas: 199

Editora: Unimontes

Volume 14: Raízes do futuro: experiências de sustentabilidade, conservação e tradição na Educação Básica

Sinopse: Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, Raízes do futuro: experiências de sustentabilidade, conservação e tradição na Educação Básica, os relatos exploram experiências sustentáveis de valorização da biodiversidade local de comunidades mineiras e a conexão de saberes tradicionais e científicos, abordando, ainda, a agricultura familiar e etnobotânica.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-65-83446-08-4

Edição

Ano: 2025

Páginas: 297

Editora: Unimontes

Volume 15: Caminhos para a sustentabilidade: experiências na Educação Básica em gestão de resíduos, reciclagem e inovação ambiental

Sinopse:Este livro compõe uma Coleção de 15 volumes que reúne relatos de experiências de estudantes e professores participantes do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Neste volume, Caminhos para a sustentabilidade: experiências na Educação Básica em gestão de resíduos, reciclagem e inovação ambiental, os relatos abordam práticas escolares voltadas ao consumo consciente, reaproveitamento de materiais, produção de sabão ecológico, hortas e educação ambiental, com estratégias para a promoção de ações sustentáveis, apresentadas de maneira divertida e educativa. As experiências evidenciam o protagonismo estudantil na promoção de ações sustentáveis e o compromisso das escolas com a preservação do meio ambiente.

.

Área: Ciências Humanas

ISBN: 978-85-7739-734-1

Edição

Ano: 2025

Páginas: 207

Editora: Unimontes