Publicado em 22 nov, 2023, às 16:05

A Editora, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realizará no próximo dia 24 de novembro, o lançamento coletivo de nove obras de escritores regionais, das quais sete no formato e-book, um com formato híbrido e outro em edição impressa. O evento acontecerá no Museu Regional do Norte de Minas, às 19 horas.

Os livros foram escritos por 14 autores, todos eles professores, pesquisadores e egressos da Universidade Estadual de Montes Claros. As obras abordam temas como ensino de língua portuguesa, sociologia, antropologia, medicina natural, religiosidade regional, literatura, saúde e música regional.

“Os livros publicados ilustram a atividade de pesquisas desenvolvida pela Unimontes e demonstram a importância e força da instituição como agência de produção de conhecimento. A publicação de livros garante que o conhecimento chegue à sociedade e às próximas gerações”, avalia a diretora da Editora Uninmontes, professora Maria Clara Maciel.

Livros que serão lançados:

A relação dos livros que serão lançados pela Editora Unimontes, bem como seus autores, são os seguintes: “Darcy Ribeiro, o homem e suas peles”, em verão impressa, organizado por João Batista de Almeida Costa; . “Itinerário de vida das Franciscanas Missionárias Diocesanas da Encarnação”, organizado por Filomena Luciente Cordeiro Reis, José Olímpio Soares dos Reis e Maria Valmeres Barbosa; “Narrando o câncer no Sertão Mineiro”, organizado pelas professoras Beatriz Rezende da Silveira e Cristina Andrade Sampaio; “Tintas, borrões e caricaturas nas letras de Aluísio Azevedo”, de Josélia dos Santos Oliveira; “A cor do sangue: a honra em questão”, de Gy Reis Gomes Brito; “Cenas e acenos do ensino de língua portuguesa na escola”, organizado pelas professoras Maria Clara Maciel, Maria da Penha B. de Lima e Fábia Magali S. Vieira; 7. Instrumentais: livro de partituras, de Jukita Queiroz; e “Em busca da religiosidade sertaneja: fé e cultura no Sertão das Gerais”, de Jânio Marques Dias;

Ainda será lançada a “Coleção de três cartilhas intitulada “Eu uso plantas medicinais com segurança e qualidade”, de Vanessa de Andrade Royo e colaboradores, que terá edição híbrida, com formato e-book e também com versão impressa.