A Editora Unimontes vai estar presente no 2º Congresso Internacional de Educação e Inovação da  Universidade Estadual de Montes Claros, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de setembro no campus-sede. O evento, fruto de parceria com o Governo de Minas, traz como tema central “Educação e Sustentabilidade” e o objetivo de discutir formas de como a educação pode contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em sintonia com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Editora Unimontes coordenará, no evento, sessões de lançamentos de livros próprios, assim como de livros de outras editoras. Os lançamentos ocorrerão no Espaço do livro e da leitura, onde está sendo montada infraestrutura em condições de viabilizar lançamento de e-books e livros impressos, conversa com autores e programação cultural, com atividades em Montes Claros e Januária, onde serão lançadas, no total, 16 obras.

No campus-sede, as atividades serão dos dias 24 a 27, sempre a partir das 17h. No dia 24, a programação será aberta pela cantora Camille Cantuária. Depois haverá divulgação de revistas científicas da Unimontes, seguida do lançamento dos livros Unimontes, História e Memória: 60 anos formando professores no Norte de Minas e Cartas para as fundadoras da Fafil, ambos organizados por Geisa Magela Veloso; Mundo digitais na sala de aula: explorando tablets no ensino fundamental, de Fábia Magali Santos Vieira e Bianca Souza Duarte; Ser-tão crítico na Psicologia Social: produzindo vozes em tempos de necropolítica, organizado por Jaciany Soares Serafim; César Rota Júnior; Aline A. Rebelo, Leila Lúcia Gusmão Abreu e Nilson de Jesus Oliveira Leite Júnior.

No dia 25, as atividades começarão com a apresentação musical da Oficina de Música e Tecnologia do Curso de Extensão em Música (CEM) da Unimontes. Em seguida haverá divulgação de revistas científicas da Unimontes o lançamento dos livros  Autocomposição em perspectiva – do conceito à eficiente concretização, organizado por Rafael Soares D. de Moura, Vitória Dreide Xavier Araújo Silva, Teddy Marques Farias Júnior, Marajane de Alencar Loyola, Talita Soares Moran e Richardson Xavier Brant; Caminhos do Desenvolvimento – vol. 1 Desenvolvimento Social, organizado por Felipe Fróes Couto, Juneo Matheus da Silva Cruz, Teddy Marques Faria Júnior e Vitória Dreide Xavier Araújo Silva; e Trabalho e formação humana: abordagens ontológicas e provocações contemporâneas, organizado por Leandro Luciano Silva Ravnjak.

No dia 26, a programação começará com apresentação do Coral VoxMontes, vinculado à Unimontes, e prosseguirá com divulgação de revistas científicas da Unimontes e Lançamento dos livros Português escrito para surdos: princípios e reflexões para o ensino, organizado por Suely Fernandes, Maria Cristina da Cunha Pereira e Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro; Ebook Fotográfico: (Res)significando o parto para além da medicalização, organizado por Clara de Cássia Versiani et al; e Conhecendo métodos não farmacológicos para alívio da dor do parto, também organizado por Clara de Cássia Versiani et al.  

No dia 27 está previsto lançamento do livro Escutas do indizível – a urgência subjetiva dos universitários, organizado por Marcelo Veras, Luiz Felipe Monteiro e Rogério Paes Henrique.

No campus de Januária, as atividades ficarão restritas ao dia 27, a partir das 20h30min, com o lançamento dos livros Lazer, mercado do entretenimento e circuitos futebolísticos nos sertões de Minas Gerais, 1888-1925, de DanielVenancio Oliveira Amaral; Novos cantos populares do rio de São Francisco, organizado por Pedro Henrique Almeida Santos, Ramiro Esdras Carneiro Batista, Ros’elles Magalhães Felicio; Mulheres da minha vida, de Valéria Matos Escobar; Estações, de Suerdes Rodrigues Viana; e Pausas, também de Suerdes Rodrigues Viana. Para saber mais sobre o 2º Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes, basta visitar o site www.congresso.unimontes.br