A Editora Unimontes acaba de publicar o livro Geografia, Desenvolvimento e Luta Política. A obra é organizada por Luiz Andrei Gonçalves Pereira (doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Desenvolvimento Social e Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros e professor também pela Unimontes) e Leandro Dias de Oliveira (pós-doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, doutor em Geografia pela Universidade de Campinas e mestre em Geografia pela UERJ, além de  professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).

 Os organizadores destacam, na Apresentação do livro de 300 páginas, que “o diálogo proposto é sobre o desenvolvimento, essa palavra-força cheia de nuances, possibilidades e ideologias”. Na verdade, continuam, “’um fim em si mesmo’, alertava o já saudoso Carlos Walter Porto-Gonçalves (1996), mas que acaba sendo utilizada, conforme Celso Furtado (2000), em dois sentidos ambíguos na contemporaneidade: como a eficácia da acumulação e da técnica de um sistema social e como o grau de satisfação das necessidades humanas. Nessa seara, segundo Henri Lefebvre (2009 [1948]), o progresso econômico é um desenvolvimento das forças produtivas, mas a preço de ruínas, falências por meio de contradições múltiplas. O desenvolvimento das forças produtivas se espraia de maneira progressiva, integrando vários lugares e regiões, e criando um sistema de interdependências funcionais, econômicas e geográficas, conforme ensinou Massimo Quaini (1979)”.

Geografia, desenvolvimento e luta política pode ser acessado gratuitamente no link https://www.editora.unimontes.br/geografia-desenvolvimento-e-luta-politica/

A Editora Unimontes fica no 2º andar do prédio 4, em cima da Biblioteca Central, no campus-sede.