Ação reflexiva no ensino de português

Organizadoras: Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro e Maria da Penha Brandim de Lima 

Sinopse: Há algum tempo, ensinar português era uma tarefa bastante simples: associavam-se lições de gramática, poética e retórica em exercícios repetitivos e maçantes. Pouco se pensava sobre o para que, o porquê e o como desse ensino. Com o passar do tempo, com o advento de teorias enunciativas, pragmáticas e discursivas, alguns postulados tornaram os objetivos do ensino de língua materna na escola mais claros e ao mesmo tempo mais complexos: ensina-se português na escola para se ampliar a competência linguístico-discursiva e aumentar as formas de participação social dos sujeitos, incentivando a autonomia intelectual e a emancipação social. Isso levou à constatação de que é o funcionamento da linguagem, materializado em textos diversos, que precisa estar em evidência nas aulas de português, não as regras subjacentes à estrutura/descrição da língua padrão ou aos modelos canônicos de expressão literária, pelo fato de tais saberes serem absolutamente insuficientes perante os objetivos propostos.

Área: Linguística, Letras e Artes

ISBN978-65-86467-02-4

Edição

Ano: 2020

Páginas: 298

Editora: Unimontes