
A Coleção ICEB reúne 15 volumes com relatos de experiência com resultados de pesquisa produzidas em escolas estaduais mineiras. Os textos foram escritos por estudantes e professores no âmbito do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB) — iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) — e organizados editorialmente para divulgação pública pela Editora Unimontes.
A coleção nasce, portanto, dos projetos desenvolvidos nas escolas (ICEB/SEE-MG) e ganha forma de livros por meio do trabalho editorial da Unimontes. O ICEB, enquanto Programa, estrutura-se em eixos temáticos próprios (NUPEAAS e TIC) e fomenta o ensino por investigação. A coleção apresenta ao público os resultados dessas investigações em linguagem acessível, valorizando a curiosidade científica, o protagonismo estudantil e a transformação social nos territórios.
A Coleção ICEB mostra como a pesquisa escolar mobiliza diversidade cultural, sustentabilidade, ciência e tecnologia, direitos humanos, cidadania e saúde, entre outros temas, sempre vinculados às realidades locais das comunidades escolares. É, ao mesmo tempo, registro e convite: registra o que as escolas produziram e convida novas comunidades a investigar, refletir e transformar seus próprios contextos.
Volumes da coleção ICEB:
- Vol 1: Africanidades confluentes na Educação Básica
- Vol 2: Cultura, ancestralidade, tradições rurais e urbanas nas vivências de estudantes da Educação Básica
- Vol 3: História e memória: o que as cidades têm a dizer sobre nós
- Vol 4: As Minas são muitas: memória, patrimônio e cultura
- Vol 5: Educação financeira, economias locais e mercado de trabalho: experiências da Educação Básica para a transformação social
- Vol 6: Política e cidadania: vozes, experiências e reflexões das juventudes da Educação Básica mineira
- Vol 7: Catalisando pesquisas em direitos humanos e juventudes sob olhares de estudantes da Educação Básica
- Vol 8: Um convite para o diálogo: olhares de estudantes-pesquisadores sobre a diversidade
- Vol 9: Vamos falar sobre saúde? Um olhar a partir de estudantes-pesquisadores da Educação Básica
- Vol 10: Ciência e tecnologia da escola para a vida: caminhos da inovação e criatividade na Educação
- Vol 11: Da escola para a vida: ciência e tecnologia em prol das comunidades e da sustentabilidade
- Vol 12: Educação ambiental e mudança social: o enfrentamento à degradação do meio ambiente nas comunidades escolares de Minas Gerais
- Vol 13: Gotas de mudança: um compromisso das escolas mineiras com o futuro hídrico
- Vol 14: Raízes do futuro: experiências de sustentabilidade, conservação e tradição na Educação Básica
- Vol 15: Caminhos para a sustentabilidade: experiências na Educação Básica em gestão de resíduos, reciclagem e inovação ambiental

A coleção WebGuardians nasce do compromisso da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em promover uma cultura de segurança e cidadania digital entre crianças, adolescentes, famílias e educadores. Fruto das ações do Grupo de Pesquisa HUB de Educação Digital e financiada pela FAPEMIG, a série reúne nove volumes que abordam, de forma acessível, lúdica e formativa, os principais desafios do mundo online.
Voltada à Educação Básica, a coleção orienta professores, pais e responsáveis na mediação do uso da internet, estimulando o pensamento crítico, o comportamento ético e o equilíbrio entre o mundo virtual e o real. Cada volume trata de um eixo essencial da alfabetização digital — da proteção de dados à convivência nas redes, do combate ao cyberbullying à construção da identidade digital —, sempre com atividades práticas, sugestões pedagógicas e espaços de diálogo com as famílias.
Mais do que ensinar a navegar, a coleção forma guardiões digitais: jovens capazes de usar a tecnologia com consciência, empatia e responsabilidade.Com uma linguagem clara e interdisciplinar, WebGuardians é um convite à ação conjunta entre escola e família, para que cada clique se transforme em aprendizado, respeito e segurança.
Coleção WebGuardians:

Coleção Unimontes 50 anos Obras:
- O “Ethos” Médico – A Velha e Nova Moral Médica – Prof. José Geraldo de Freitas Drumond
- O Processo Ensino-Aprendizagem na Perspectiva do ser professor e do ser aluno – Profa. Maisa Tavares de Souza Leite
- Machado de Assis e suas Múltiplas Vozes – Prof. Osmar Pereira Oliva (ORG.)
- A Escola como lugar – Profa. Sarah Jane Alves Durães (ORG.)
- Leituras Geográficas sobre o Norte de Minas – Profa. Anete Marília Pereira e Profa. Ivete Soares de Almeida (ORG.)
- Paternalismo, Poder Privado e Violência – Prof. César Henrique de Queiroz Porto (ORG.)
- Perícia Genética Paterna e Acesso à Justiça – Profa. Ionete de Magalhães Souza Industrialização da Área Mineira da Sudene – Profa. Maria Ângela F. Braga (ORG.)
- Religião, Identidade e Diálogo – Prof. Waway Kimbandaul
- A Unimontes no Cenário Norte-Mineiro – Prof. Dr. Antonio Alvimar Souza (ORG.)

Obras:
- Montes Claros sua História sua Gente seus Costumes – Parte I
- Montes Claros sua História sua Gente seus Costumes – Parte II
- Montes Claros sua História sua Gente seus Costumes – Parte III
- Efemérides Montesclarenses – Parte I
- Efemérides Montesclarenses – Parte II
- Montes Claros: Breves Apontamentos Históricos, Geographicos e Descriptivos
- Foiceiros e Vaqueiros
- Janela do Sobrado: Memórias
- Montes Claros Era Assim…
- Rebenta Boi
- Quarenta Anos de Sertão
- Raízes de Minas
- Sertões Montesclarenses
- A Menina do Sobrado
- História Primitiva de Montes Claros
- Nelson o Personagem
A Coleção Diálogos Brasil Portugal visa trazer ao público leitor produções de caráter acadêmico no campo da história e áreas afins, reunindo estudos acerca de intelectuais e lideranças políticas portuguesas e brasileiras cujas ideias e intervenções trouxeram relevantes contribuições para o debate e enfrentamento dos dilemas coletivos nos seus respectivos países ou, de forma ampliada, no “mundo lusotropical”, especialmente na contemporaneidade. A partir desses parâmetros, abrigaremos enfoques diversos, dos mais clássicos, a exemplo da história dos intelectuais, aos mais recentes como a história transnacional, conceitual, intelectual e das culturas políticas. Por caminhos diversos, a Coleção pretende ser espaço para difusão do conhecimento produzido por brasileiros e portugueses, integrando-se no amplo movimento de interlocução e cooperação que anima o campo científico nos dois países nas últimas décadas.
Coordenação: Laurindo Mékie Pereira
